Mas o que é o FERA?
A sigla FERA significa Física Educacional e Robótica Aplicada e representa um grupo de professores e estudantes do Ensino Médio Integrado do IFPI – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, campus Parnaíba, engajados no objetivo de desenvolver a aplicabilidade dos conteúdos da disciplina de Física por meio da Robótica e difundir os conhecimentos alcançados em escolas da região.
Idealizador:
Professor Mestre Deymes Silva Aguiar – Possui licenciatura em Física pela UFPI (2009) e Mestrado em Ensino de Física pela UVA – IFCE (2017);
A nossa história...
Antes de compor o quadro de professores do IFPI, o professor Deymes já tinha vontade de desenvolver projetos na área de robótica. Nesse período, ao participar de uma Feira de Ciências, um projeto de robótica chamou sua atenção: um colete corretor de postura. Ele, então, logo se dirigiu aos estudantes responsáveis pelo projeto na intenção de saber como eles o haviam desenvolvido. A resposta foi: por meio de uma plataforma chamada Arduino. Naquele momento surgiu, então, a ideia inicial de promover um trabalho com robótica.
Ao ingressar no IFPI, o professor Deymes logo se uniu a outro professor de Física que estava também ingressando, o Professor Lucas Izídio. Eles então conversaram para definir o que desenvolveriam na carga-horária referente à pesquisa e extensão que lhes era destinada e logo o professor Deymes falou da ideia do Arduino, que havia ficado em sua mente desde aquela Feira de Ciências. No ano de 2015, eles pesquisaram sobre esta plataforma de prototipagem eletrônica, compraram equipamentos e aprenderam também com um estudante de informática do campus que já possuía certo conhecimento sobre o assunto.
Em 2016, surgiu a oportunidade para os dois professores cursarem o Mestrado Profissional em Ensino de Física. Foi quando eles uniram o “útil ao agradável”, uma vez que esse mestrado possui, como requisito, a elaboração de um produto educacional que revelasse a aplicabilidade do que estava sendo estudado naquela pós-graduação. Ambos os professores desenvolveram, então, seus produtos educacionais no campus do IFPI em que lecionavam e aliaram o ensino de física à robótica educacional e à experimentação.
Em 2017, o professor Deymes desenvolveu, junto com dois alunos do Ensino Médio Integrado que cursavam Eletrotécnica, um minicurso sobre Arduino. Os três erraram bastante, no entanto, os erros ajudaram a construir tudo o que eles aprenderam juntos até passarem a se apropriar melhor dos conhecimentos necessários para trabalhar com Arduino e robótica e começarem a colher os frutos do que pesquisaram: três premiações para um projeto que submeteram para a FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (esse projeto você pode conferir na nossa galeria de artefatos robóticos).
Com esse feito, os professores perceberam o quanto a iniciativa que estavam desenvolvendo era viável, uma vez que há um ineditismo de trabalhos científicos de robótica que demonstrem a aplicabilidade de conteúdos da disciplina de Física.
A partir desse momento, eles se deram conta de que precisavam de um nome para identificar esse grupo, que já se mostrava tão promissor. Decidiram, portanto, conferir a denominação “FERA”, no sentido de enfatizar a experimentação na disciplina de Física por meio da aplicação da robótica. O FERA surgiu, portanto, em 2018, logo após a premiação na FEBRACE. E apesar de estar apenas começando, o grupo já tem muita história para contar por meio de suas produções.
Importante ressaltar que...
O FERA surgiu da mente de dois estudantes de um mestrado profissional em ensino de Física.
E, por meio de outro mestrado profissional na área de ensino, agora em Educação Profissional e Tecnológica – o ProfEPT, surgiu a ideia da construção deste site, como produto educacional de uma pesquisa que articula a robótica educacional e o Ensino Médio Integrado, cujos pesquisadores responsáveis são: a professora Tarciara Freire Neiva Rocha – pedagoga e mestranda pelo PROFEPT, e o professor Luís Fernando dos Santos Sousa – doutor em Filosofia, diretor geral do IFPI campus Parnaíba, orientador da pesquisa.
Eis então, a importância dos programas de pós-graduação profissional na área de ensino para o desenvolvimento de pesquisas de grande relevância para a educação básica.
Aberto à continuidade!
Este site foi e estará continuamente sendo construído em conjunto, tanto pelo professor coordenador do FERA, quanto pelos estudantes – agora egressos do IFPI, Campus Parnaíba – e outros estudantes que vierem a integrar o FERA, bem como, pelos pesquisadores responsáveis pela investigação que o originou.
Este site foi construído em conjunto com os alunos membros do FERA:
Gustavo
O FERA está situado no IFPI, campus Parnaíba:
Mas não acaba por aí. A ideia é que os visitantes deste site também fiquem à vontade para contribuir com a construção deste site, tanto com sugestões, como com críticas, elogios ou também, exemplificando trabalhos que já tenham realizado ou queiram realizar, demonstrando as inúmeras aplicabilidades que a robótica pode possibilitar. Você pode fazer isso ao final de cada menu, onde há um espaço para as sugestões.
Por meio deste site, pretende-se dar mais um passo importante para o FERA: a divulgação de sua trajetória por meio dos artefatos robóticos já construídos, revelando que, bem mais além da confecção de robôs para a participação de eventos, a sua contribuição se estende para escolas da região e demonstra os pressupostos da formação humana de alunos do Ensino Médio Integrado.
Convidamos você a explorar este site, onde você encontrará uma galeria contendo alguns dos artefatos já produzidos, com a descrição da metodologia, recursos utilizados, objetivos, conteúdos desenvolvidos, eventos em que foram apresentados, além de um espaço para as contribuições que proporcionarão o enriquecimento das nossas práticas – o FERA é um espaço aberto à continuidade, fique à vontade!